Este blog é neutro em carbono

14/04/2014

Muito asfalto e concreto na cidade podem significar desenvolvimento urbano, mas também representar a necessidade de se dar mais atenção ao verde, às árvores, que além de sombras oferecem um clima melhor, mais respirável.

Não sei se você tem um jardim comestível na casa, um gramado, um quintal com algumas sombras naturais. Mas se não pode ter, é possível que aprecie um parque arborizado, ou uma rua toda coberta por diferentes copas.

Até Arnaldo Antunes compôs uma música especial para elas.As que chovem depois da chuva / As cabeludas, as mais jovens mudas / As árvores ficam paradas / Uma a uma enfileiradas.”

Em Sorocaba, a UFSCar com a prefeitura fizeram em julho de 2012 um levantamento de todas as árvores da cidade. Na época, o censo revelou que Sorocaba possui 74.638 árvores de cerca de 430 espécies diferentes, distribuídas pelas 3.630 ruas, avenidas e alamedas de 305 bairros de sua área urbana.

O gênero mais encontrado foi o Ficus sp. (figueira) corresponde a 9% do total de árvores, ou seja, 6.747 unidades. A segunda espécie mais encontrada foi a Sibipiruna, com 5.111 (6,8%), seguido pela Murta, com 4.500 unidades (6%).

Iniciativas

Graças à conscientização ambiental e assuntos ligados à sustentabilidade iniciativas de se reduzir o dióxido de carbono plantando mudas vem sendo implantadas de diversas formas. Há o plantio coletivo promovido pelas prefeituras de tempos em tempos e há ONGS que se propõe a essa tarefa também.

A Guiato é uma delas. Ela lançou o desafio de plantar 1.000 árvores nativas no Brasil, com apoio de sites e blogs do Brasil todo. Cada post sobre essa campanha “Gesto Verde” é revertido em uma árvore plantada pelo IBF.

Por isso, estamos fazendo nossa parte aqui no Agenda Sorocaba. Quer que seu blog ou site seja neutro em carbono também, envie email para CO2neutro@guiato.com.br

ir para o topo

Enviar