menu search

São Bento se torna Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba

Publicado em às

Por Felipe Carvajal

Durante a corrida eleitoral para a eleição municipal de Sorocaba, a Diretoria Executiva do Esporte Clube São Bento em conjunto com o Conselho Deliberativo do mesmo, organizou no dia 19 de setembro de 2016 um encontro com os então candidatos a prefeito.

O intuito deste encontro era conhecer as propostas dos candidatos e também, entregar um Termo de Compromisso para com o São Bento, no qual, os principais pontos eram:

• Auxiliar/apoiar o São Bento na captação de patrocínio junto as empresas da cidade;

Estruturar o Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) resolvendo a questão do acesso da torcida visitante no setor da tradicional “ferradura”;

Encontrar soluções adequadas para quitar os débitos tributários do clube com o município;

• Incentivar o futebol amador tal como também o futebol feminino do clube;

• Reconhecer o São Bento como Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba.

Eu estava presente neste dia, e tudo decorria com naturalidade quando o até então candidato Crespo, ao ouvir os pontos do termo de compromisso, disse que não precisaria esperar se tornar prefeito para entrar junto à Câmara dos Vereadores com o pedido de reconhecimento do São Bento a se tornar um patrimônio de Sorocaba.

Confesso que até me espantei com tanta pró-atividade, e me comprometi a acompanhar se as palavras de Crespo iriam se concretizar.

Bom, hoje eu digo: promessa feita, promessa cumprida.

sao-bento-estadio-cic-agendasorocaba-blog-foto-juliana-ferraz1

Torcida empurrando o Bentão / Foto: Jesus Vicente e Juliana Ferraz

Crespo entrou com o projeto de lei nº 238/2016 na Câmara dos Vereadores em novembro do ano passado. Já neste ano de 2017, o projeto foi aprovado pelos vereados em 1ª discussão no dia 07/02 e em 2ª discussão no dia 09/02.

Foi então, nesta última sexta-feira (10/03/17), que finalmente foi publicado no Jornal do Município a Lei de nº 11.499 que institui como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Sorocaba, o time de futebol, Esporte Clube São Bento.

Agora, o que realmente significa para o São Bento ser considerado um Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba?

Primeiramente, temos que entender que só pode ser considerado um patrimônio cultural “algo” de natureza material e/ou imaterial, que trazem traços de identidades enraizadas na cultura de um povo onde os valores são passados entre as gerações.

Portanto, o primeiro significado deste título para o São Bento é, além do reconhecimento, a garantia e preservação de que as próximas gerações continuem adorando, torcendo e batalhando pela ascensão do clube.

Em segundo lugar, o São Bento se garante em Sorocaba para a eternidade, evitando assim que os tão comuns grupos de investidores e empresas comprem o clube e o tirem da cidade.

Por fim, o clube retifica a sua tradição e credibilidade para possíveis futuros patrocinadores, parceiros, torcedores e comunidade.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments