search
highlight_off
Publicado em às

Em Porto Feliz: Rio Tietê é ponto de partida de oficina cultural

Ervas, plantas, solo e sons da paisagem são pontos de partida para a oficina “Desenho, corpo e lugar”, que no dia 20 de maio ocupará as margens do rio Tietê, em Porto Feliz, no interior de São Paulo, para interagir com a natureza ali presente, ou melhor, fuçá-la, e transformá-la em arte.

A proposta, segundo Babi Fontana, organizadora do projeto “Rio Tietê – Outras Derivas”, do qual a oficina faz parte, é percorrer a o Parque Municipal de Porto Feliz, mais conhecido como gruta, observando seus espaços, sua vegetação, e criando coreografias, desenhos e registros fotográficos a partir dessa interação.

babi fontana agenda sorocaba blog foto divulgacao

Babi Fontana durante performance / foto: Victor Costa

Criar imagens e narrativas a partir da vegetação daninha do solo urbano é uma das propostas que marcam o trabalho de Laura Lydia, uma das responsáveis pela oficina. Em um de seus projetos mais conhecidos, o “ervas_sp”, a artista organizou encontros para percorrer o Elevado João Goulart, popularmente chamado de Minhocão, em São Paulo, com o objetivo de explorar a vegetação que brota ao longo de sua extensão.

O resultado foram vídeos, mapas, fotografias, desenhos e registros variados sobre o local, símbolo tanto do crescimento truculento da cidade, já que planejado inicialmente somente para carros e contestado por sua degradante estrutura, quanto da retomada dos espaços urbanos pelas pessoas, dado que hoje o Minhocão também funciona como parque urbano onde os cidadãos realizam diversos tipos de atividades lúdicas e esportivas.

Babi Fontana será o outro vértice da oficina, com sua proposta de incluir as dimensões e gestos do corpo à exploração realizada pelas margens do Tietê. Artista de dança interessada na sua intersecção com outras linguagens, Fontana entende que o corpo é criador de espaços, e que nessa oficina cada gesto dos participantes ao tocar, observar ou simplesmente percorrer os espaços do parque darão impulso para novos desenhos e narrativas.

Existe o lugar do corpo, e o corpo cria lugares, ao existir, ao se mover no espaço. Cada gesto, ou antes, cada desejo ou impulso de gesto é um desenho possível que se cria no mundo, quanto ideia, quanto matéria“, diz a artista e agitadora cultural.

Projeto integrado de cultura

A oficina “Desenho, corpo e lugar” faz parte da programação do “Rio Tietê – Outras Derivas”, projetosque até junho está promovento diversas ações culturais pela em Porto Feliz.

oficina cultural porto feliz agenda sorocaba blog foto divulgacao

Projeto realiza diversas ações culturais em Porto Feliz

Idealizado pelos artistas Babi Fontana e Victor Costa, o Outras Derivas tem como proposta ocupar Porto Feliz com manifestações de dança, teatro, cinema, cartografia e intervenções gráficas criadas na própria cidade ao longo de sua duração. Para isso, conta com oficinas artísticas e whorkshops integrados por artistas e movimentos da cidade e do cenário nacional, e os interessados também podem assistir e participar desse processo de criação coletiva

Esses encontros estão acontecendo na Casa da Cultura, Parque das Monções, Estação e Cultura Centro de Arte, Praça da Matriz e Praça 13 de Maio, no Jardim Excelsior, além de outras intervenções espalhadas pelo mapa de Porto Feliz. Ao final, todas as Derivas coreografadas, filmadas, encenadas e cartografadas ao longo desse percurso criativo ocuparão a praça central, arredores do museu histórico e o parque municipal, também conhecido como gruta, que oferece suas margens ao Rio Tietê.

O projeto é inspirado no livro “As cidades invisíveis”, do escritor italiano Ítalo Calvino, e, como na obra, pretende lançar seu olhar sobre os rastros de palavras, sons, memórias e imagens espalhados em todos os cantos da cidade por seus moradores, em um processo chamado por seus idealizadores de “rastromapeamento afetivo”.

Além da oficina com Babi Fontana e Laura Lydia, o projeto contará ainda com uma oficina de teatro e presença com Renato Ferracini, artista ganhador do Prêmio Shell de Teatro em 2013 por seu trabalho no Lume Teatro, núcleo de pesquisa em teatro vinculado à Universidade de Campinas (Unicamp). A oficina de Ferracini acontecderá no dia 21 de maio, às 15h, na Casa de Cultura de Porto Feliz.

No dia 5 de junho, às 17h, o “Rio Tietê – Outras Derivas” irá até a região rural de Porto Feliz, no bairro da Capoava, realizar uma interveção poética (criação e projeção de vídeo e Oficina de Corpo-Paisagem para crianças)

O encerramento do projeto acontece em 10 de junho, quando as experiências trocadas pelos artistas e participantes do “Rio Tietê – Outras Derivas” irão tomar a cidade, Serão várias performances-derivas realizadas em espaços públicos de Porto Feliz, com coreografias de dança, exibição de vídeos, encenação teatral e trabalhos com imagens.

Mais informações sobre as oficinas e o projeto Rio Tietê – Outras Derivas, como agendamento de entrevistas, imagens e material sobre os participantes e confirmações de horários podem ser obtidos por meio da assessoria de imprensa (Jean de Souza/11985563241/) ou de seus idealizadores (Babi Fontana/11997899030 e Victor Costa/19999952990)