search
highlight_off
Publicado em às

Sorocaba e Alemanha, mais próximas do que parece

Por Felipe Carvajal

O Instituto Martius-Staden de Cultura Alemã e a Fundação Luiz Almeida de Marins Filho estão organizando até o final deste mês, no Espaço São Bento (Largo de São Bento, 144 – Centro), uma exposição sobre a Imigração Alemã no Brasil.

O conteúdo desta exposição que teve sua abertura na terça-feira (11/07/17) é o mais variado e abrangente possível, detalhando desde a chegada dos primeiros alemães, passando por suas escolas, religiões, desenvolvimento econômico e também a sua icônica fabricação de cervejas.

Lógico que, como toda nação que emigra, junto, vem sua cultura, e é na cultura que o esporte também está inserido.

O ESPORTE ALEMÃO

imigracao alema brasil agenda sorocaba blog foto divulgacao1 copy 1

Imigração Alemã no Brasil / foto: divulgação

Com a imigração em massa dos alemães, era natural que eles se organizassem e se reunissem para manter viva a sua cultura, e foi assim que em São Paulo, no dia 1º de Março de 1868 foi criada a Sociedade Germânia, que se manteve como a mais importante e tradicional sociedade recreativa alemã por muitos anos.

Para se ter ideia, até 1930, foram mais de 130 clubes, sociedade e associações alemãs criadas com o intuito de difundir a cultura e a pratica esportiva.

Em Sorocaba, os alemães fundaram o fechado Clube Germânia em 3 de novembro de 1866, onde, atualmente está o Gabinete de Leitura Sorocabano.

EM SOROCABA?

Poucos tem conhecimento, mas, Sorocaba tem uma forte ligação com a Alemanha por conta do Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, conhecido também como o Pai da História do Brasil.

Filho de um engenheiro alemão, nascido em 1816 no Morro de Araçoiaba (hoje Morro de Ipanema) que pertencia à Sorocaba (e hoje esta no município de Iperó), Varnhagen é um dos principais germano-brasileiro da nossa história.

imigracao alema brasil agenda sorocaba blog foto divulgacao2

Francisco Adolfo de Varnhagen / foto: divulgação

Varnhagen foi militar e estudou em Lisboa (Portugal), que foi quando teve a oportunidade de reunir documentos sobre as navegações, o descobrimento e a colonização do Brasil, registros que se tornariam fundamental para que ele escrevesse em 1854 a “História Geral do Brazil”, o primeiro existente desta categoria.

Ao final de sua carreira, Varnhagen se dedicou a diplomacia e morou em diversos países como: Paraguai, Venezuela, Nova Granada (atual Colômbia), Equador, Chile, Peru, Países Baixos e Áustria, onde faleceu em 1878.

Assim, por ser casado com uma chilena, o Pai da História do Brasil foi sepultado em Santiago (Chile), apesar de que o seu real desejo sempre foi ser enterrado em Sorocaba.

Anos depois, em 1978, uma comitiva sorocabana viajou ao Chile para trazer então seus restos mortais, e assim o enterrarem na Avenida General Osório em monumento erguido em sua homenagem.

Mas, hoje, quem quiser visitar este monumento histórico, deverá se deslocar até o centro de Sorocaba, mais precisamente no Largo do São Bento, pois, em 19 de janeiro de 2016, por causa das comemorações do bicentenário do seu nascimento, o Visconde de Porto Seguro teve seus restos mortais transferido para este novo local, num novo monumento em sua homenagem, ao lado da estátua de Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba.