search
highlight_off
Publicado em às

Lançamento: livro infantil aborda alimentação saudável

Em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o autor João Aparecido Almeida do Nascimento, 33 anos, lança o livro infantil “O Sonho de Lara” (Loja de Ideias, 2015), na sede do SMetal, no dia 30 de março de 2016, às 18h30.

A obra aborda, de maneira lúdica, a importância dos alimentos naturais e está relacionada à segurança alimentar. Com 32 páginas, o livro conta com ilustrações de Daiane Cristina Teles de Medeiros, Isabele Scudelér Ferreira e Gabriella Chambre Esperati Fernandes.

Estudante do último ano do curso de pedagogia da UFSCar, campus Sorocaba, João trabalha como auxiliar de educação na rede municipal de ensino. Esse é o quarto livro do autor, o primeiro voltado para o público infantil.

“A construção dessa obra foi difícil no começo, para que as crianças já alfabetizadas possam ler e entender de maneira clara a mensagem ali contida, mas depois com muita observação em relação aos hábitos das crianças com as quais convivo, pude desenvolver essa história”, conta. João diz que depois de escrever o texto, duas sobrinhas, ambas com 8 anos de idade, leram e aprovaram a ideia do livro.

Encorajado e com vontade de divulgar o conteúdo, João apresentou a obra ao Banco de Alimentos de Sorocaba, doando os direitos autorais, para que a obra pudesse ser utilizada nas atividades da entidade referentes à educação e segurança alimentar.

Relação com o tema

A relação do autor com o tema segurança alimentar se deu de maneira gradual. Ele conta que desde o lançamento do programa Fome Zero, do Governo Federal, já buscava informações sobre o assunto.

“Além de conhecer o trabalho do Banco de Alimentos desde sua criação, sempre frequentei a Ceagesp e sabia como funcionava essa entidade e seus propósitos”.

Mas a história do livro surgiu com os temas estudados na UFSCar em relação à alimentação infantil. “Resolvi me aprofundar mais nesse assunto para ter mais conhecimento e saber como trabalhar essa questão”, afirma João.

“A minha expectativa em relação a essa obra é de que seja bem aceita pelas crianças, principalmente, para que possam tirar dela alguma mensagem positiva sobre a importância de uma alimentação adequada, além de trazer diversão para elas, pois a literatura tem um papel relevante no desenvolvimento da criança”, destaca o autor.

Ele também deseja que o livro seja bem aceito e utilizado nas escolas, “pois esse é um espaço privilegiado para a leitura, sendo os professores e professoras os grandes incentivadores dessa prática, além dos contadores de histórias, que muito contribuem para a propagação da literatura”.

O SMetal fica na Rua Júlio Hanser, 140 – Jardim Faculdade.