search
highlight_off
Publicado em às

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Artes Visuais 2016

Os artistas visuais residentes há pelo menos dois anos em Sorocaba e com mais de 18 anos de idade poderão inscrever gratuitamente suas obras para concorrer ao Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2016.

Realizado e organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Associação de Educação Cultura e Arte de Sorocaba (Aeca), o prêmio visa estimular e difundir a produção dos artistas visuais, além de reunir, fomentar e promover o intercâmbio entre os artistas, propiciando a reflexão e o aprendizado.

Podem participar artistas visuais autores de trabalhos produzidos em 2015, nas seguintes categorias: fotografia, pintura, gravura, desenho, vídeo-arte, performance, instalação, objeto e escultura. Cada artista poderá inscrever somente um trabalho, que deverá ser original, datado e inédito, ou seja, que não participou de exposição ou premiação.

Os trabalhos serão selecionados por uma Comissão Julgadora, composta por três avaliadores de reconhecida competência nas Artes Visuais e devidamente inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 04 – Secult.

Pré-seleção e seleção

A seleção das obras será em duas etapas: pré-seleção e premiação. A primeira será feita por meio de imagens e seleção. Os trabalhos pré-selecionados serão publicados no jornal “Município de Sorocaba” do dia 22 de julho e deverão ser enviados ao Palacete Scarpa, de 25 a 27 de julho, devidamente emoldurados ou acompanhados de seu suporte.

Já a seleção será realizada mediante exame das obras originais, pela Comissão Julgadora. Os critérios para premiação serão: currículo (1 ponto); portfólio (2 pontos); proposta da obra, incluindo suas características estéticas e a solução técnica (3 pontos); relação da obra às questões da contemporaneidade (2,5 pontos) e proposta de contrapartidas apresentadas pelo artista (1,5 ponto). A premiação ocorrerá no dia 5 de agosto deste ano, na qual o autor de cada obra vencedora ganhará R$ 5 mil.

A exposição dos trabalhos vencedores ocorrerá num período de 21 a 30 dias, em espaço a ser definido pela Secretaria da Cultura, conforme a disponibilidade de agenda.

Sobre a inscrição

Para participar, os artistas visuais deverão apresentar os seguintes documentos: cópia do documento de identidade, cópia do comprovante de residência em nome do proponente, portfólio, currículo, ficha de inscrição devidamente preenchida, termo de cessão de uso preenchido e assinado, proposta da obra com texto explicativo, ficha técnica, de 1 a 5 fotos do trabalho e a declaração de negativa de vínculo político, devidamente preenchida e assinada.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente até o dia 15 de julho, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Palacete Scarpa, localizado na Rua Souza Pereira, 448, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secult@sorocaba.sp.gov.br ou ainda pelo telefone (15) 3212.7288.