search
highlight_off
Publicado em às

Autor de mais de 60 livros, Frei Betto vem a Sorocaba lançar obras

Por Fernanda Ikedo

Autor de mais de 60 livros, o frei dominicano Frei Betto vem a Sorocaba fazer o lançamento de três obras, no próximo dia 27, às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

“Ofício de escrever (Rocco)”, “Parábolas de Jesus – Ética e valores universais (Vozes)” e “O Budista e o Cristão (Fontanar)”, são as obras que ele lançará em evento gratuito.

frei betto livro oficio de escrever foto divulgacao agenda sorocaba blog

Quando ele escrevia para o Estadão eu colecionava seus artigos. Tenho ainda uma pasta repleta deles, com data do começo dos anos 2000. Ele sempre fala de direitos humanos, de justiça social, da necessidade da soberania do país e em prol da paz e da solidariedade.

Seus livros encantam pela beleza da escrita e pela urgência de cada letra. A leitura dos escritos de Frei Betto é viciante, pelo melhor sentido. É de uma humanidade transcendental, sem muros nem barreiras.

Escolhi apenas um parágrafo, do artigo “Aldeias”, para demonstrar como Frei Betto consegue expressar o sentimento do mundo, em poucas linhas. “Na aldeia local o tempo fluía ao ritmo das estações do ano, do plantio e da colheita, das efemérides do calendário. Na aldeia global, o tempo ganha ponteiros de minutos e segundos e corre tão surpreendentemente quanto um infarto”.

Nascido em Belo Horizonte (MG), Frei Betto estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue (Rocco).

Em 2003 e 2004 atuou como Assessor Especial do Presidente da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero. Desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. É sócio fundador do Programa Todos pela Educação.

Colabora com vários jornais, revistas, sites e blogs, no Brasil e no exterior.

linha

Lançamento de obras de Frei Betto
Data e horário: 27/06/17, às 19h
O evento com a presença do autor é gratuito
Local: O SMetal fica na rua Julio Hanser, 140, próximo da rodoviária.