search
highlight_off
Publicado em às

Abertas as inscrições para o Projeto “Revoada Fotográfica”

 

A Prefeitura de Sorocaba receberá somente até o dia 1 de fevereiro (de 2016) as inscrições de fotógrafos amadores ou profissionais, de todas as idades, interessados em participar com uma ou mais fotos no Projeto “Revoada Fotográfica”. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Secretaria do Meio Ambiente (Sema): http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/

Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, o projeto tem por objetivo reunir, numa publicação digital, imagens de aves que habitam ou frequentam o município em períodos de migração. A ideia é proporcionar à população mais conhecimento sobre a grande diversidade de aves existentes em Sorocaba, além de envolver as pessoas, por meio da Educação Ambiental, na proteção e no respeito ao meio ambiente.

O trabalho será feito de forma colaborativa, através da cessão de imagens por parte de fotógrafos e observadores de aves. A publicação vai conter, além das fotografias, informações sobre os diversos tipos de aves que ocorrem em Sorocaba, ou ainda em seu entorno, dentro de um raio de cinquenta quilômetros além dos limites do município.

Foto por Zaqueau Proença

Foto por Zaqueau Proença

A ideia da Secretaria do Meio Ambiente não é colocar todas as espécies de aves já registradas em Sorocaba, mas um apanhado delas, desde as mais comuns às mais raras. A “Revoada” nada mais é do que um desafio que será lançado para os fotógrafos de aves, com o objetivo de produzir imagens de boa qualidade de espécies que, apesar de ocorrerem em Sorocaba, ainda não têm registro fotográfico adequado para publicação.

A inscrição é bem simples. Basta os fotógrafos acessarem o formulário no site da Secretaria do Meio Ambiente, preenchendo com o nome completo, RG, cidade de origem, e-mail, se pertence a algum grupo de observadores de aves, se tem perfil no WikiAves (site interativo sobre aves do Brasil) e como ficou sabendo do projeto.

 

Foto por Bruno Kalach, feita na Praça da Amizade (Jd. Santa Rosália)

Foto por Bruno Kalach, feita na Praça da Amizade (Jd. Santa Rosália)

 

Entrega das fotografias

Após a inscrição, as fotografias deverão ser entregues até às 17h do dia 2 de maio, na sede da Secretaria do Meio Ambiente.

Todo o material deverá estar num envelope devidamente identificado e contendo CD-R ou DVD com as fotos gravadas em JPEG. As fotos serão analisadas por uma comissão técnica formada por funcionários da Secretaria do Meio Ambiente e da Área de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, além de técnicos convidados pela Sema. Esta comissão classificará as fotos em aptas ou inaptas para inclusão no ‘livro’.

As fotografias deverão ser coloridas e em alta resolução. A seleção e a classificação das fotos levarão em consideração critérios estéticos da imagem, informações visuais, bem como a correta identificação da ave e de seu local de observação. Fotos em baixa resolução e de qualidade ruim serão consideradas inaptas ao projeto.

A Secretaria do Meio Ambiente está localizada na Rua Campos Salles, 850, na Vila Assis, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas no edital de chamamento, publicado no jornal Município de Sorocaba do dia 23 de outubro de 2015 ou ainda pelo telefone (15) 3219.2280.