menu search

Conheça o futebol americano de Sorocaba

Atualizado em às

Por Felipe Carvajal

No primeiro final de semana de fevereiro (2017), o New England Patriots venceu o Atlanta Falcons no Super Bowl LI, que é o nome dado à final da NFL (liga de futebol americano dos Estados Unidos).

O jogo foi simplesmente épico e bateu dezenas de recordes devido a grande virada que aconteceu na partida, e, muitos brasileiros acompanharam o feito do New England Patriots (é verdade que uma boa parte por conta do show da Lady Gaga).

É natural que, depois de uma partida como essa, cada vez mais pessoas se interessem pelo esporte que mais cresce no Brasil, por isso, resolvi contar sobre o futebol americano em Sorocaba.

SOROCABA VIPERS

futebol-americano-sorocaba-agenda-sorocaba-blog-foto-divulgacao1

Sorocaba Vipers / Foto: divulgação

O mais antigo time de futebol americano de Sorocaba surgiu em 2006 através de um grupo de amigos que eram entusiastas do esporte, oficializando a criação do mesmo em 05 de agosto do mesmo ano.

Inicialmente focado na modalidade flag (variação do futebol americano com menos contato físico, com regras similares, mas, em vez de se derrubar o adversário, se tira uma espécie de fita presa a cintura dos atletas) quando foi campeão em 2007 e 2008 da Taça Brasil, hoje, os Vipers já disputam a modalidade mais conhecida no mundo, a full pad (que é a mesma que ocorreu no Super Bowl LI, que é com a utilização dos equipamentos de proteção), sendo o atual campeão do Campeonato Paulista de Futebol Americano, organizado pela Federação de Futebol Americano de São Paulo (FEFASP).

Recentemente, por volta de 2014, o Vipers novamente foi pioneiro na cidade ao montar o primeiro time feminino de futebol americano, este, focado somente na modalidade flag 5×5 (onde 5 jogadoras atuam por cada equipe, enquanto o “normal” é se utilizar 11 atletas).

Contanto com cerca de 28 atletas, a equipe feminina dos Vipers disputará neste ano o Campeonato Paulista de Flag 5×5 da FEFASP e o Campeonato Paulista de Flag 5×5 da Associação Pró-Futebol Americano (APFA). Já o time masculino do Vipers, que conta com cerca de 80 atletas, participará primordialmente da Liga Nacional, que é a liga de acesso à Superliga Nacional (principal campeonato nacional).

Os treinos do Vipers acontecem no campo do Jornal Cruzeiro do Sul, aos sábados e domingos, e para participar da equipe, é preciso ter pelo menos 16 anos e ser aprovado nas seletivas que acontecem aos longos do ano.

Para mais informações sobre o Sorocaba Vipers, acesse o site da equipe: govipers.com.br


NÊMESIS FOOTBALL

futebol-americano-sorocaba-agenda-sorocaba-blog-foto-divulgacao2

Nêmesis Football / Foto: divulgação

Fundado em novembro de 2012 por atletas oriundos de um outro time de futebol americano, o Nêmesis Football é atualmente o segundo time em atividade mais antigo de Sorocaba.

Composto hoje por cerca de 60 atletas no time masculino (na modalidade full pads) e cerca de 30 atletas no time feminino (na modalidade flag 5×5), o Nêmesis disputará os campeonatos da FEFASP ao longo de 2017.

Para integrar-se ao elenco, basta ter ao menos 12 anos (sendo que só poderá participar de campeonatos a partir dos 16 anos) e comparecer aos treinos que acontecem nas quartas-feiras (na Praça da Amizade das 19h às 22h) e nos domingos no Parque das Águas (das 8h as 12h).

Para mais informações sobre o Nêmesis Football, acesse o facebook da equipe: facebook.com/sorocabafa


SOROCABA BRAVES

futebol-americano-sorocaba-agenda-sorocaba-blog-foto-divulgacao

Sorocaba Braves / Foto: divulgação

O Sorocaba Braves é o caçula dos times sorocabanos, porém, é o pioneiro numa abordagem diferente quanto ao futebol americano, pois, antes de ser um time, eles são um centro de formação de atletas.

Fundado em 02 de outubro de 2015, o projeto surgiu para ensinar a base do esporte através da modalidade flag em duas categorias. Mas, o projeto cresceu e hoje, o Braves conta com 3 categorias na modalidade flag 5×5 (sub 10, sub-14, sub-16) e 1 categoria na modalidade flag 8×8 (adulto), totalizando cerca de 40 alunos.

Na prática, os Braves ministram uma clínica sobre o futebol americano durante as terças-feiras a noite na Decathlon (iniciando no dia 21/02) e os treinos acontecem no seu próprio centro de treinamento (Rua Ana Conceição Fragoso, nº 232, Chácara Reunidas São Jorge) nos sábados de manhã e a tarde.

O grande objetivo dos Braves fica para o ano de 2018, onde, eles esperam participar de torneios oficiais (tanto na modalidade full pad como na flag) com a base que está sendo formada através do centro de formação de atletas.

Para mais informações sobre o Sorocaba Braves, acesse o site da equipe: bravesfootball.com.br

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments