search
highlight_off
Publicado em às

Carnaval 2017 será repleto de novidades em Sorocaba

Além do desfile de rua que as escolas de samba realizarão no Parque das Águas dia 26 de fevereiro, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, a cidade contará com diversas atividades que devem fazer a população se lembrar de como era o Carnaval há 20 ou 30 anos. Esse é o objetivo do secretário de Cultura, Werinton Kermes. “Eu quero uma festa em que a cultura e a diversidade artística sejam trazidas à tona. Não o comércio desmedido. Vamos fazer um Carnaval à moda antiga”, afirmou.

Kermes destacou entre as atividades durante os três dias do Carnaval a presença de trios elétricos que animarão seis bairros, começando às 15h e indo até as 19h. A agenda não foi fechada inteiramente ainda, mas o secretário adiantou que devem ser privilegiados pontos que atendam um grande fluxo de pessoas, como, por exemplo, o Parque das Águas.

Além dos trios elétricos que estarão nessas seis regiões, Kermes fará o “Carnaval sem Barreiras”, uma forma de levar alegria a grupos e segmentos normalmente excluídos.

O “Carnaval sem Barreiras” será realizado no Lar São Vicente de Paula e na Vila dos Velhinhos. As duas instituições receberão grupos musicais e monitores da Secretaria de Cultura. Voluntários poderão participar “adotando” um idoso para dançar durante as festas. Uma semana antes do Carnaval, os monitores da Secretaria de Cultura já estarão desenvolvendo oficinas nos dois locais para confeccionar as máscaras dos foliões e dos voluntários.

No Hospital do GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), a atividade será com as crianças. Monitores irão contar histórias e divertir a garotada.

A Comunidade Felicidade Down, que congrega pais e mães de pessoas com Down e que mantém atividades culturais e musicais entre os seus membros, irá alegrar a festa com um bloco carnavalesco. Segundo Kermes, eles irão se apresentar em todos os pontos onde a Secretaria de Cultura desenvolver atividades.

Carnaval da Dignidade

A Vila Dignidade, projeto sócio-habitacional coordenado pela Secretaria de Igualdade e Assistência Social, irá receber atividades da Secretaria de Cultura durante o Carnaval deste ano.

O secretário de Cultura, Werinton Kermes, adiantou que uma banda irá tocar marchinhas para os habitantes da Vila durante as festividades. Falta apenas definir a data.

Kermes aponta que, embora realizada dentro da Vila Dignidade, a festa não será restrita aos moradores do condomínio. “As famílias deles e as pessoas da região serão convidadas a participar”.

Cíntia de Almeida, titular da Secretaria de Igualdade, comemora a iniciativa de parceria entre a Igualdade e a Cultura na realização de atividades conjuntas: “Queremos um Carnaval de inclusão. Será ótimo assistir aos idosos da Vila Dignidade, os seus familiares e o entorno. Assim a comunidade pode também conhecer esse projeto tão bonito de acolhimento e respeito”, afirmou.