Artes Cênicas: a mais bela de todas!

07/02/2014

Vamos falar de uma das minhas artes favoritas: as artes cênicas! Bom, para quem não sabe, e pra quem já está careca de saber, o teatro surgiu na Grécia. Os atores se apresentavam em grandes teatros de arena e utilizavam máscaras para que o público pudesse as expressões faciais dos personagens. E não só por isso, elas serviam também para diferenciar personagens femininos e masculinos, pois somente os homens podiam entrar em cena. No Japão também não foi muito diferente e havia personagens que sempre eram interpretados pelos homens da mesma família. Outra curiosidade: os atores da Grécia antiga, antes de entrar em cena, pediam ao Deus do Olimpo muita sorte e sucesso na apresentação e desejavam para os outros atores que eles quebrassem a perna ou que se machucassem. Faziam isso por medo de que o outro se destacasse mais do que ele na apresentação. Isso não mudou muito hoje em dia, afinal todo ator adora ser a estrela do espetáculo (o ator que dizer que não se preocupa com isso é a pessoa mais mentirosa da face da terra!).

Outro fato curioso: Antigamente os atores mediam a presença e o sucesso da peça pelo número de excrementos de cavalo (isso mesmo, cocô) que tivesse pelo lado de fora do teatro. Portanto quanto mais merda, mais público e mais sucesso! Quando quiser desejar boa sorte a um ator diga “MERDAAAAAAAAAAAA”, que você estará desejando todo o sucesso do mundo para ele.

E a arte de interpretar vai muito além, a fala do monstro do teatro, Paulo Autran, define bem o que é ser ator: “o ator é obrigado a entrar na pele de vários personagens diferentes, a defender pontos de vista que podem ser diferentes dos seus próprios. Isso deveria abrir a cabeça de quem atua nessa profissão. O ator fica com uma experiência de vida muito grande porque cada personagem que faz corresponde a uma pessoa que precisa conhecer de modo profundo, íntimo, para poder interpretar no palco. E quando você conhece alguém intimamente, dá-se conta do quanto os seres humanos são diferentes uns dos outros. Ao perceber isso, e aceitar esse fato, você está dando um passo para a melhoria da civilização”.

Dica de cursos

Inspirador não? Tem vontade de se aventurar nas artes cênicas? Então veja essa dica: O Sesi Sorocaba inicia inscrições para cursos gratuitos de iniciação em Artes Cênicas.

Serão disponibilizadas vagas para três módulos.

Os semestrais: Jogos Teatrais e Ler a Cena, para pessoas com idade acima de 12 anos. Inscrições até 15 de fevereiro. São voltados aos interessados na experimentação da linguagem teatral.

Já o módulo anual: Múltiplas Linguagens, é direcionado para alunos com mais de 18 anos que já possuam alguma experiência em artes cênicas. Inscrições até 28 de fevereiro.

Para inscrição, é necessário apresentar cópias simples dos documentos pessoais (RG e CPF), tanto do aluno quanto do responsável legal, em caso de menor de idade, além de comprovante de residência e Carteira Profissional, em caso de beneficiário da indústria.

ir para o topo

Enviar