12/07
2019

Obras e Objetos Pessoais de Landa Lopes

Exposição

Este evento já aconteceu!

Os sorocabanos podem conferir até o dia 12 de julho a exposição em homenagem à artista Landa Lopes (1919-2006) na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. A mostra conta com fotos, objetos pessoais, livros e manuscritos da autora.

A exposição, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), é realizada em homenagem à importante poetisa, atriz, compositora e pintora da região, que completaria 100 anos no dia 10 de junho.

Landa Lopes nasceu em Mairinque, em 1919, e mudou-se para Sorocaba devido à transferência de emprego de seu pai, que era ferroviário. Além da sua paixão pela literatura, também foi roteirista, produtora, atriz e cineasta, trabalhando na produção de cinejornal.

Em sua carreira como escritora, publicou as obras “As Quatro Volúpias” (1952), “Poemas Para Ler com Música” (1964), “Eu Mutante” (1989) e “Negra” (1999). Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Linc), publicou os livros “Urna do Inconfessável”, “Móbil”, “O Punhal no Espelho”, “O Anjo da Poesia” e “Contos”.

Como artista plástica, produziu uma intensa obra na qual as cores sobrepõem às formas. Em 1987, lançou o projeto Poesia Ilustrada, integrando texto e imagens em diferentes trabalhos. Além disso, participou de diversas exposições em São Paulo, Sorocaba e região.

Landa Lopes atuou, também, na promoção da cultura sorocabana, no estímulo ao ensino das artes aos jovens e na difusão da poesia visando sensibilizar as pessoas. Faleceu no dia 24 de novembro de 2006.

Os horários, preços e atrações podem ser alterados pelos organizadores sem prévio aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Obras e Objetos Pessoais de Landa Lopes