foto Trupé de Teatro
Foto: Cia. Trupé de Teatro / Divulgação

A Trupé de Teatro pesquisa inúmeras linguagens teatrais com foco no teatro popular e na pesquisa clownesca, levando a cultura para a população usando espetáculos e intervenções pela cidade.

Foi da ideia do caos necessário à criação, que nasceu o nome que batiza o grupo profissional de teatro da cidade de Sorocaba, a Trupé, que também pode significar bagunça. A base do grupo é formada por atores dissidentes da Trupe Koskowiski – Carlos Doles e Daniele Silva, que depois de anos de pesquisa e trabalho teatral juntos, em março de 2012 resolveram sair e formar um novo grupo, juntamente com Bruna Walleska, Laura Guedes, Ketlyn Azevedo, Victor Motta e Hugo Muneratto, com uma nova proposta de pesquisa teatral. Com a ruptura, a chegada de novos atores e todas as mudanças, a escolha por um nome acabou priorizando algo que remetesse àquele momento de movimento, quase uma bagunça, mas repleto de novidade e criação.

Nessa curta jornada com o novo nome, a Trupé de Teatro já realizou inúmeros trabalhos e projetos. Instalados no novo espaço desde junho de 2012, o grupo desenvolve seu trabalho calcado nos preceitos do teatro colaborativo de pesquisa, da comédia, da linguagem da rua, da pesquisa do clown, do teatro poético, épico, político e contemporâneo.