search
highlight_off
ENCERRADO
Publicado em às

“Heurói”Espetáculo de Dança ∙ Sesc Sorocaba

O Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, administrado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, apresenta no dia 28 (quarta-feira), às 20h, o espetáculo de dança Heurói, de Chris Belluomini, no Sesc Sorocaba. Além da dança, a produção integra outras linguagens artísticas, como canto e teatro, e aborda com humor e delicadeza as aventuras e desventuras do herói humano.

O espetáculo é resultado do processo de criação que teve início em junho de 2013 com os aprendizes que integram o Núcleo Luz. São jovens vindos de diversas partes da região metropolitana de São Paulo e que têm em comum o interesse pela dança. “Durante esse processo eu convivi com Heróis. Heróis de carne e osso que, com seu suor e dedicação, tornaram esse espetáculo possível. Foi uma intensa jornada de descobertas, desafios e superação”, comenta a diretora.

O herói que protagoniza esta história não tem superpoderes, mas o encanto e a vulnerabilidade de sua humanidade. Sua grandeza está na infinita capacidade de se reinventar diante daquilo que não dá certo, daquilo para o qual não estava preparado. A dramaturgia se ampara nessas tentativas, muitas vezes mal sucedidas, de se conquistar alguma coisa.

Este é o quarto espetáculo do Núcleo Luz, que já produziu os espetáculos “Pedrinho Luz”, em 2007, inspirado no balé russo Petrouchka; “Villa Luz” – Mestiçagem, a rota das nossas histórias, em 2009, baseado na vida e obra de Villa-Lobos, ambos com direção artística de Susana Yamauchi; e “Rito de Passagem”, em 2011, inspirado em “A Sagração da Primavera”, de Stravinsky, com direção artística de Chris Belluomini. Em 2015, haverá estreia de mais um espetáculo de dança, “Okinosmóv – Um ballet nada russo”, também com direção de Chris Belluomini.

O Núcleo Luz atua com o objetivo de ampliar o universo sociocultural de jovens entre 14 e 26 anos, moradores da região metropolitana de São Paulo, através de uma vivência mais profunda na linguagem da dança integrada a conteúdos educativos.

O ensino da dança, a criação de espetáculos e o desenvolvimento de trabalhos artísticos, somados às atividades socioeducativas, constituem a estrutura do programa artístico-pedagógico. Estas ações visam contribuir para a ampliação do pensamento crítico e a percepção do corpo como canal de comunicação, expressão artística, cultural e social.

starsRetirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimentoevent_busy28/01/15 - EVENTO ENCERRADO