search
highlight_off
Foto: Andrea Johnson
ENCERRADO
Publicado em às

Brasil Guitar DuoFest. Sesc de Música de Câmara ∙ Sesc Sorocaba

Diante da constatação do universo imensurável de composições, e com tantos grupos internacionais e nacionais debruçados sobre essa forma de fazer música erudita, o Sesc realiza a partir de 26 de novembro de 2014, o Festival Sesc de Música de Câmara. O evento tem curadoria de Cláudia Toni, e traz ao Brasil 44 concertos em 10 unidades do Sesc, tanto da capital (Belenzinho, Bom Retiro, Consolação, Pinheiros, Vila Mariana), quanto do interior (Araraquara, São Carlos e Sorocaba), litoral (Santos) e ABC (Santo André). Serão 12 grupos a se apresentarem em 12 dias de programação, além de quatro workshops para músicos brasileiros.

O Sesc Sorocaba recebe dois grupos internacionais: Lutoslawski Quartet, de Wroclaw, da Polônia, e o Calefax, da Holanda, que traz dois repertórios diferentes:  um adulto e um infantil. Os convidados brasileiros são o Quarteto Carlos Gomes e o conjunto Brasil Guitar Duo.


Brasil Guitar Duo

O grande charme do Brasil Guitar Duo é a sua dualidade entre a música brasileira pura e a música erudita, algo que os seus dois componentes, João Luiz e Douglas Lora, gostam de cultivar e que, segundo eles, dá o sabor especial do grupo. Além das peças tradicionais para duo de violões, como o concerto de Castelnouvo-Tedesco, os dois estrearam com a OSESP, em 2012, um concerto especialmente escrito para a formação por Paulo Bellinati. Mas o melhor do duo é a música de câmara, seja no repertório tradicional de obras de Bach, Scarlatti, Debussy, seja tocando baião, choros e samba. Tudo fica ainda melhor quando podem juntar, num mesmo programa, os dois estilos, como farão no festival que traz obras de Rameau, Castelnuovo, Leo Brouwer, encerrando com Forrobodó de Egberto Gismonti.

starsFestival acontece de 2 a 5 de dezembro | Grátis para crianças até 12 anosevent_busy05/12/14 - EVENTO ENCERRADO