search
highlight_off
ENCERRADO
Atualizado em às

Flaus – Feira do Livro e Autores SorocabanosExposição e Literatura ∙ Praça Coronel Fernando Prestes

A FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos – chega a sua sexta edição mantendo a sua proposta de divulgar a produção literária de Sorocaba e região, mas, ao mesmo tempo, mantendo diálogo com outras modalidades de arte e com autores de outras localidades.

O evento ocorrerá no próximo sábado, dia 17 de dezembro, das 9 horas às 16 horas, na Praça Coronel Fernando Prestes, centro de Sorocaba. Entrada franca.

Surgida a partir da idealização do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, em 2017, desde o princípio a FLAUS se caracterizou por ser uma ação cultural, coletiva, horizontalizada e independente. O escritor afirma que ser um autor independente tem o seu preço, mas mantém, por outro lado, o protagonismo nas ações realizadas na Feira.

Este ano, a FLAUS contabiliza mais de 60 autores inscritos para a Feira em suas duas versões: online e presencial. Desde o ano de 2020, na sua quarta edição, a FLAUS optou por manter uma versão virtual. Na época, essa opção foi uma imposição por conta do contexto de pandemia. No entanto, os organizadores perceberam o ganho que a Feira angariou com a presença de autores de localidades distantes. Este ano de 2022, por exemplo, participarão da FLAUS escritores de Angola, de Portugal, do Ceará, de Roraima, de São Paulo, de São Vicente, de Maringá (Paraná) e de Capanema (Pará).

Já na versão presencial, a FLAUS se consolida como uma vitrina da produção literária regional com a presença de escritores de Sorocaba, Salto, Votorantim, Porto Feliz, Cotia, São Roque e Piedade. Quase 70% dos autores inscritos participam pela primeira vez do evento.

A jornalista Carol Fernandes, a escritora Maria Teresa Ferreira, a cirurgiã-dentista e escritora de livro infantil Renata Helena Ferreira Caramez, o historiador Rafael José Barbi, a escritora Simone Mota de Almeida e a professora e escritora Débora Brenga são alguns dos estreantes.

Outras figuras que participam da feira pela primeira vez são Ulisses Tavares e João Barcellos. Ulisses é poeta consagrado, com mais de 120 livros publicados, e nasceu em Sorocaba. Vive em São Paulo há muitos anos e tornou-se uma referência na poesia marginal. Ele participará da versão virtual da FLAUS com vídeos-poemas e stand-up poético. João Barcellos é poeta, romancista, jornalista e pesquisador de História, sobretudo, da história regional paulista. Autor de diversos livros, é ainda fundador de revistas e jornais como “Impressão & Cores” e “JCorpus”.

Editoras como a A.R. Publisher (de Maringá) e a Costelas Felinas (São Vicente) estarão presentes debatendo o mercado editorial e os caminhos para a publicação de um livro. Os poetas e escritores Valdecy Alves (Fortaleza), Conceição Maciel (Capanema) e Bruno Franques (Roraima) discorrerão sobre sua trajetória enquanto literatos. Valdecy Alves e Bruno Franques residiram em Sorocaba há alguns anos.

Fernando Guelengue, jornalista e escritor de Angola, participará pela segunda vez da versão online, falando sobre as questões culturais de seu país. Ana Paula Cavalcantte fará uma palestra virtual, a partir de Portugal, onde reside atualmente, descrevendo os aspectos de sua pesquisa sobre paranormalidade.

Alguns autores são “veteranos” da FLAUS como Adriana Rocha, Angeles Paredes Toral, Ana Cristina Rodrigues Henrique, Roberto das Flores, Élcio Mário Pinto, Juliete Vasconcelos, Dado Carvalho, Sérgio Coelho de Oliveira, Celso Ribeiro Marvadão, João Almeida, André Pinto, César Lourenço, Mari Moraes.

O evento ainda conta com uma homenagem ao professor, escritor, poeta e dramaturgo Roberto Samuel Sanches; com a colocação dos três primeiros colocados no 2º Concurso Literário da FLAUS – organizado por Juliete Vasconcelos e Cíntia Laud -, com a comercialização de livros e com exposições, sarau, debates e oficinas culturais.

Apoio Institucional

Apesar de ser uma ação independente, realizada por autores de Sorocaba, a FLAUS angariou durante todos esses anos o apoio de instituições, tanto públicas quanto particulares. É o caso de empresas como a LexMediare e a Fotos JJ. Mas, também, do Poder Público. Por iniciativa da vereadora Fernanda Garcia, a organização da FLAUS recebeu verba, administrada pela SECULT, para a estrutura básica da Feira (tendas, cadeiras, mesas, aparelhagem de som). Do vereador João Donizeti Silvestre, a FLAUS recebeu o reconhecimento público, sendo inserida no calendário oficial da cidade por meio da Lei Ordinária 12609/2022.

event_busy17/12/22 - EVENTO ENCERRADO