De acordo com o horário
informado pelo estabelecimento

Aberto agora!
Quarta a Sábado: das 10h às 15h

Os horários podem ser alterados sem aviso. Consulte o local para confirmar.

O Parque da Biodiversidade é a primeira unidade de conservação de Sorocaba. Com cerca de 60 hectares, situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, ações de educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O local ainda assegura a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 espécies de animais e 63 arbóreas.

Dentre os atrativos oferecidos pelo parque, os visitantes podem desfrutar de três trilhas interpretativas com temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.

Visitas Monitoradas / Horários de Funcionamento

O Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (PNMCBio) permanecerá aberto para visitação de quarta-feira a sábado, sempre das 10h às 15h.

A partir de agora, os interessados em conhecer o espaço ecológico podem comparecer ao local de quarta a sábado, sem fazer o agendamento prévio. Monitores da Educação Ambiental receberão os visitantes, trabalhando desde informações sobre a unidade de conservação até a biodiversidade existente no local.

Os visitantes também poderão fazer a trilha autoguiada na qual, por meio de placas educativas instaladas no Parque da Biodiversidade e de um guia impresso, recebem informações sobre o local e poderão conhecer um pouco mais sobre as espécies de plantas e animais existentes no espaço. Para a trilha é fundamental que o visitante esteja usando calça comprida e calçado fechado, como procedimento de segurança.

Para a realização das visitas monitoradas, que são direcionadas aos grupos de 15 a 40 pessoas, os interessados deverão preencher um formulário disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. A confirmação da visita se dará mediante a disponibilidade da equipe para a data escolhida, e vai ocorrer sempre de quarta-feira a sábado.