Local Growler
Foto: Arquivo / Agenda Sorocaba

Wifi

Ar condicionado

Acesso facilitado

Estacionamento

Valet

Ar livre

Aceita reservas

Área kids

De acordo com o horário
informado pelo estabelecimento

Fechado agora
Domingo: das 11h às 14h
Terça a Sexta: das 15h às 20h
Sábado: das 11h às 20h

Os horários podem ser alterados sem aviso. Consulte o local para confirmar.

Inaugurado em Julho, a Local Growler é o primeiro estabelecimento na cidade a apostar na nova tendência de venda de cerveja artesanal em Growlers.

Embora possa parecer um termo novo, os growlers já são bastante conhecidos entre a comunidade dos apreciadores de cervejas artesanais. Surgido nos Estados Unidos no século 19, os growlers são recipientes feitos de vidro, cerâmica ou alumínio que servem para transportar cerveja fresca (ou chope). Os growlers possuem tampa de rosca ou pressão com presilha que tem a função de evitar a perda de gás carbônico, conservando todo o frescor e sabor da cerveja.

Há muitos anos a utilização dos growlers é comum na Europa e Estados Unidos. Com a popularização das cervejas artesanais no Brasil, a cultura dos growlers também tem sido cada vez mais adotada por aqui. São muitos os bares e cervejarias das capitais e grandes cidades que comercializam “chope para viagem” através de growlers. A prática tem caído cada vez mais no gosto do consumidor de cerveja, uma vez que garante um produto mais fresco em relação ao vendido em latas ou garrafas, é mais barato, podendo ser consumido em casa ou em qualquer outro lugar e acaba sendo uma prática sustentável, uma vez que o growler pode ser usado diversas vezes sem gerar lixo.

A expansão dessa cultura de consumo impulsionou a criação de estabelecimentos especializados na venda de cerveja para viagem em growlers. E Sorocaba ganhou a sua primeira loja em Julho com a inaguração da Local Growler.

Localizado na Rua Professor Toledo, no centro da cidade, a Local Growler oferece tanto a possibilidade do cliente levar seu próprio growler para abastecer – hoje existem uma infinidade de tipos e modelos – como de adquirir um dos growlers exclusivos da loja feitos de vidro.

Além do foco no comércio de chope para viagem em growlers, outra forte característica da Local Growler é incentivar o consumo de cerveja local.

Um dos idealizadores da marca, o engenheiro e beer sommelier paulistano Renan Martuscelli diz que mesmo com pouco tempo desde a inaguração, a Local Growler já formou uma carteira de clientes que não para de crescer.

“O custo/benefício de levar chope para casa é o melhor possível. Primeiro pelo frescor da cerveja, já que o chope não é pasteurizado, oferecendo mais aroma e sabor. Segundo pelo custo, uma vez que sai bem mais barato para o consumidor levar um litro de cerveja fresca do que comprar uma garrafa no supermercado – que também não terá a mesma qualidade. Sem contar que, ficando em casa, o consumidor também economiza na comida que escolher para harmonizar com a cerveja, considerando que fica mais caro comer fora. A venda da cerveja pra viagem ainda tem uma grande responsabilidade social, uma vez que contribui com o meio-ambiente não gerando lixo (latas e garrafas descartáveis) e incentiva o consumidor a beber e não dirigir. Ao consumidor que achar justa essas razões, encontrará na Local Growler uma equipe de apaixonados por cerveja com o compromisso de oferecer o produto mais fresco possível com o melhor preço, incentivando a produção e o comércio local. Viemos para ficar.”