foto sala fundec

A Fundec – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba é a principal parceira da Prefeitura Municipal de Sorocaba na difusão cultural e formação artística – um trabalho que reflete positivamente também no campo social.

Constituída em 1992, esta entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, é responsável por boa parte da agenda cultural da cidade.
Mediante convênio com a Prefeitura, a Fundec administra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, o Instituto Municipal de Música, o Núcleo de Informações, Corais e Artes Cênicas, Orquestra Experimental, Orquestra e Extensão Orff, os grupos de MPB e Jazz, Choro, Metais, Cordas e Duos, a Banda Sinfônica e o Salão de Exposições.

Tudo isso, com senso de responsabilidade e vontade de transformar o mundo através das artes e da cultura.

A Fundec tem sua sede no antigo Teatro São Rafael, construído em 1844, em pleno coração da cidade, já serviu de abrigo a Prefeitura Municipal de 1935 a 1980 e a Câmara Municipal de 1982 a 1999. Restaurado e modernizado, o prédio conta com a Sala FUNDEC e espaço para mostras artísticas as mais variadas. E é, hoje, um ponto de encontro da comunidade sorocabana, com exposições, apresentações artísticas, variadas atividades do Instituto Municipal de Música.