Floresta Nacional de Ipanema

Fechado agora
Horários
Terça a Domingo: das 08h às 16h

Localizada atualmente no município de Iperó, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) tem importância histórica para Sorocaba, anos antes da fundação da cidade. Afonso Sardinha, seu filho homônimo e o técnico em minas Clemente Álvares, por volta de 1589, começaram a procurar ouro no Morro de Araçoiaba.

A extração de minério de ferro no local originou a primeira siderúrgica da América Latina, a Real Fábrica de São João de Ipanema, fundada em 1818 pelo o sueco Frederico Luiz Guilherme de Varnhagem, período em que a área se encontrava no território de Sorocaba.

Decretada Floresta Nacional em 1992 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Flona oferece mais de 5 mil hectares de Mata Atlântica, com trechos de Cerrado e Várzea, trilhas ecológicas, visitas aos altos fornos e construções históricas, o primeiro Cemitério Protestante do Brasil, entre outras atrações.

Visitas

A Floresta Nacional de Ipanema funciona de terça a domingo, das 08h às 16h (com saída até 17h) para visitas espontâneas e de terça a sábado, no mesmo horário, para visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendados. O valor do ingresso, por pessoa, é de R$ 9,00.

Os horários, preços e atrações podem ser alterados sem prévio aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Floresta Nacional de Ipanema