Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba

cea rio sorocaba
Foto: Emerson Ferraz / Secom

De acordo com o horário
informado pelo estabelecimento

Aberto agora!
Segunda a Sexta: das 09h às 16h

Os horários podem ser alterados sem aviso. Consulte o local para confirmar.

Situado na principal via da cidade – a Avenida Dom Aguirre -, em frente ao Poupatempo, o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) reúne história, curiosidades e informações ambientais do rio Sorocaba, além de atividades educativas e doação de mudas de árvores nativas.

Administrado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o CEA Rio Sorocaba tem como proposta promover ações, projetos e atividades educativas com foco na preservação e recuperação do rio Sorocaba, considerando norteadores como os princípios da sustentabilidade, vivenciando práticas sensibilizadoras em uma perspectiva socioambiental que associem a qualidade de vida, a ação cidadã e o manejo sustentável dos recursos naturais.

Quem for ao local pode conferir uma maquete topográfica do rio Sorocaba no perímetro urbano de Sorocaba e Votorantim, que mostra exatamente todo o percurso do manancial e seus afluentes desde a Represa de Itupararanga, em Votorantim, até o Parque São Bento, na Zona Norte de Sorocaba.

Um grande painel também conta toda a história do rio Sorocaba desde a época da fundação de Sorocaba, em 1654, até os dias de hoje, como a realização do Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, iniciado em 2004 pela administração municipal. Uma curiosidade descrita no painel é que Dom Pedro II, no século XIX, em visita a Sorocaba, fazia questão de incluir a Cachoeira da Chave em seu roteiro, pois admirava a beleza do local.

O CEA Rio Sorocaba também abriga um diorama da flora local e alguns exemplares taxidermizados (empalhados) da fauna que habita o rio, como o cascudo, cará, traíra, lontra, ratão-do-banhado, biguá, anu-branco, frango-d’água e a garça-branca.

A partir de abril de 2015, a unidade também abrigará oficinas de Educação Ambiental e o Tour do Rio Sorocaba, que será realizado mensalmente.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e, eventualmente, também abrirá aos sábados e domingos com uma programação especial.