search
highlight_off
Publicado em às

Gabi Milino é atração no EmPulso do Sesc Sorocaba

Combinando a essência do blues à suavidade da MPB, a cantora e compositora Gabi Milino interpreta canções de seu primeiro álbum no Sesc Sorocaba, dia 18 de junho, às 18h. A apresentação faz parte do EmPulso, projeto que divulga apostas musicais em trabalhos de vanguarda. A entrada é gratuita e os ingressos retirados com 1h de antecedência.

A paulista Gabi Milino apresenta um repertório autoral que passeia entre as múltiplas influências de seu interesse musical. De Édith Piaf à Fiona Apple, brinca entre referências clássicas e contemporâneas, em legados como o jazz, o blues, o rock e o Chanson. Formada em Arquitetura e Urbanismo no IAU – USP foi na graduação que aprimorou sua identidade artística, graças aos diversos trabalhos paralelos e a variedade de bandas e grupos que integrou. Encontros e desencontros entre arte, arquitetura e música, que deram a amálgama certa para criação de seus primeiros singles, Céu de Maria e Beating Stoned, ambos de 2014.

A maturação desses trabalhos deu forma em 2015, quando lançou seu primeiro disco, “Gabi Milino”. Com onze canções e participações de peso, como Zeca Baleiro e Renato Godá. Com boa repercussão no meio especializado, a cantora foi convidada para se apresentar no EmPulso, projeto exclusivo do Sesc Sorocaba que aposta nos novos talentos e trabalhos, apontando uma luz para o cenário nacional. O EmPulso também investe no fortalecimento da cena, por meio do Papo de Produção – uma bate-papo aberto entre público e convidado, no qual são apresentados modos de criação, produção e difusão artística.

A cantora bateu um papo conosco e  deu detalhes sobre sua passagem pelo Sesc.

Seu primeiro disco conta com parcerias muito relevantes, como Zeca Baleiro e Renato Godá. Como surgiram essas relações?

Gabi: O Renato conheci por acaso em um dos estúdios onde gravei o disco, o SaxSo Funny. Ele tem um timbre de voz e uma presença incríveis, aí resolvemos convidá-lo para uma participação narrando um treino da letra de Fotograma, que deu um charme todo especial. O Zeca eu conheci através do Kuki Stolarski, que tocou bateria e produziu a faixa de EL desierto. Quando conheci o Kuki ficamos conversando um tempão sobre a Lhasa de Sela, que é uma cantora que amo e ele adora, e dessa conversa voltei para casa inspirada e terminei essa música que ainda estava incompleta. Depois o Kuki mostrou El desierto pro Zeca que gentilmente topou cantar, o que foi super especial e importante.

O repertório do show passeia entre canções autorais e versões de artistas como Fiona Apple, Janis Joplin e Édith Pilaf. Como a obra dessas cantoras influência em suas composições?

Gabi: Acho que são influências que floresceram no trabalho de maneiras variadas e muitas vezes, inconscientes. Um jeito de cantar, uma maneira de estruturar acordes e melodias, que vão se combinando e ganhando forma.

O videoclipe do álbum foi produzido com financiamento coletivo e apoio dos fãs, como é incluir os ouvintes nessa experiência?

Gabi: Eu achei uma experiência super positiva, foi uma alegria ver o carinho que o trabalho desperta nas pessoas, recebi apoio de lugares que nem imaginava que tivesse público, como Salvador ou Petrolina, além do financiamento isso me deu uma força enorme, foi muito gostoso.

Sua apresentação integra o EmPulso, um projeto do Sesc Sorocaba para divulgar novos talentos da música brasileira. Como tem sido essa parceria?

Gabi: Acho maravilhoso ter esse espaço que ainda é super necessário, são iniciativas assim que dão força à música autoral, e aos pouquinhos isso vai crescendo e mostrando a riqueza musical que está rolando fora da grande mídia.

Primeiro álbum é igual primeiro filho? Qual foi sua participação na produção do disco?

Gabi: Esse é filho único e de mãe solteira! Foi uma grande experiência porque venho vivenciando tudo pela primeira vez, e também porque participei de cada pedacinho dele, cada palavra, cada arranjo, até a masterização, fez questão de acompanhar. Fizemos todas as fotos em casa, enfim, foi tudo muito simbólico e especial! Um grande aprendizado!

linha

EmPulso – Show de Gabi Milino
Data: 18 de junho, sábado, às 18h
Local: Sesc Sorocaba
Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.
Entrada gratuita – os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência