search
highlight_off
Publicado em às

Jardim Botânico e Zoo: Férias combinam com natureza

Férias é sinônimo de descanso. Em relação à criançada o descanso é das instituições escolares. Mas ficar o dia todo em casa plugado na telinha, seja do televisor ou do computador não parece boa ideia. Até porque é necessário gastar energias de forma saudável.

Por isso, atividades ao ar livre, na natureza, surgem como boas opções para crianças e pais. Veja abaixo algumas dicas de atrações que rolam em Sorocaba este mês!

Jardim Botânico

Jardim Botânico / Divulgação

Jardim Botânico / Divulgação

 

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” receberá no sábado, domingo e segunda-feira (dias 11, 12 e 13), das 9h às 16h, as inscrições de pais ou responsáveis por crianças, entre 7 e 12 anos de idade, que desejam participar gratuitamente do curso de Jardinagem Infantil – “Formando minijardineiros”.

A atividade de Educação Ambiental acontecerá na próxima semana, de 14 a 17 de julho, e visa sensibilizar as crianças para o cultivo e cuidados com as plantas através de práticas lúdicas sobre jardins. Restam poucas vagas.

 

Zoo Quinzinho de Barros

Zoológico Quinzinho de Barros / Arquivo Agenda Sorocaba

Zoológico Quinzinho de Barros / Arquivo Agenda Sorocaba

 

Outra opção é aproveitar o mês de julho para curtir o zoo, conferir uma exposição que vai mostrar ao público as funções de um zoológico e ainda participar das tão esperadas “Visitas Noturnas” ao parque.

Essas atividades, voltadas a todas as idades, começam a ser desenvolvidas no “Quinzinho de Barros” a partir desta quinta-feira, dia 09.

Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades de Educação Ambiental fazem parte da programação de férias dos parques da cidade.

O “Curtindo o Zoo” acontecerá nos dias 9, 10, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de julho, das 9h30 às 16h30. Nesta atividade de Educação Ambiental, os visitantes poderão conhecer áreas do parque que são restritas à visitação, como o Setor de Veterinária e o Setor de Nutrição, onde são preparados os alimentos dos animais, fazer a trilha na mata do Zoo, e manusear alguns bichos como a jiboia, o gambá e a iguana.

As atividades acontecerão a cada meia hora e algumas delas necessitarão de inscrição prévia, que é gratuita e deve ser realizada no mesmo dia, das 9h às 15h, no gramado em frente ao lago do Zoo.

Exposição
A partir desta sexta-feira, 10, das 9h às 17h, quem for ao “Quinzinho de Barros” terá a oportunidade de conferir gratuitamente a exposição “O Zoo de Sorocaba”, com fotos, banners e animais taxidermizados (empalhados) que estarão na área externa do Museu de Zoologia.

Inscrições para visitas noturnas
Já as “Visitas Noturnas” (mais detalhes neste link) ocorrerão nos dias 21, 24, 28 e 31 de julho, das 20h às 22h. Acompanhados por técnicos do Zoo, os participantes poderão aprender aspectos da biologia de alguns animais que são especialmente adaptados para a vida de hábito noturno, assim como as principais ameaças à conservação destas espécies.

As inscrições devem ser feitas a partir das 10h da próxima quarta-feira, dia 15, até às 18h do dia 17 de julho, exclusivamente pelo do site meioambientesorocaba.com.br

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone: (15) 3227.5454.