search
highlight_off
Publicado em às

Sorocaba sediará a 61ª edição dos Jogos Regionais

Por Felipe Carvajal

Na cidade de Presidente Prudente, em 1950, começou-se a realizar eventos esportivos com o propósito de revelar novos talentos do esporte amador.

Estes eventos foram ganhando notoriedade até que em 1959 ele se transformou nos Jogos Regionais, hoje, dividido em 8 regiões pelo Estado de São Paulo, e que servem de classificatório para os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni (ou Jogos Abertos do Interior).

Assim, 61 anos depois, será a vez de Sorocaba sediar e organizar os Jogos Regionais entre os dias 11 e 21 de Julho, onde, são esperados cerca de 7 mil participantes (entre atletas e dirigentes) espalhadas por 51 cidades próximas.

Com a possível maior delegação dos Jogos Regionais do Interior (cerca de 400 pessoas), a cidade de Sorocaba entra nos Jogos Regionais de 2017 tentando repetir o feito do ano passado, onde se sagrou campeã da 8ª região ao conseguir 368 pontos em 2016 (por conta das 18 medalhas de ouro, 15 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze).

61ª EDIÇÃO

jogos regionais 2017 agenda sorocaba blog foto divulgacaoNeste ano de 2017, os Jogos Regionais contam com algumas novidades: será a primeira edição com a realização de skate street e badminton como modalidades oficiais (são 26 no total) e também nesta edição o vínculo entre atleta e município já voltou a ser obrigatório.

Outro destaque é o retorno das categorias sub-21 e livre nos Regionais, encerrando o modelo de classificação por primeira e segunda divisões.

A entrada para o público assistir as partidas será gratuita e os principais locais que devem ser utilizados pelos competidores serão o Ginásio Municipal de Esportes “Gualberto Moreira” na Vila Hortência, os Centros Esportivos, o SESI de Votorantim, que deve abrigar provas de atletismo, além do Parque das Águas, que receberá as competições de skate.

Os atletas ficarão alojados em escolas estaduais em diversos pontos espalhados por Sorocaba, que, por sua vez, acredita que os jogos e as pessoas que participam do mesmo possam movimentar bastante a economia da cidade.