search
highlight_off
Publicado em às

Sorocaba receberá oficialmente corridas de patins

Por Felipe Carvajal

No capítulo XXI do livro “Memórias do Esporte Sorocabano”, escrito por Otto Wey Netto, ao falar sobre a patinação em Sorocaba o autor começa assim: “A patinação sobre rodas, apesar de inúmeras tentativas, nunca chegou a empolgar os sorocabanos como esporte ou lazer”.

Porém, no mesmo parágrafo, o próprio autor diz que “Acredita-se que Sorocaba ainda venha receber o interesse de novos investimentos nesse esporte”.

Bom, eu irei explicar sobre essas citações, mas já adianto que Wey Netto estaria orgulhoso de sua previsão.

A PATINAÇÃO NO PASSADO

Antigamente, a patinação era fomentada sempre de maneira indoor através dos “rinks de patinação”, tanto que, o primeiro que Sorocaba recebeu foi em 1906, de maneira itinerante, e era chamado de “Ottawa Skating Rink”.

Diversos outros surgiram e se fixaram na cidade posteriormente, destaco os da década de 60 que dentre outros contava com o “Rink São Bento”, o “Speed Roling” e até um local dentro do Ipanema Clube (por mais que este tenha durado um período relativamente curto).

corrida-patins---agenda-sorocaba-blog---foto-divulgacao

Corrida de patins realizada durante a 1ª Maratona Sorocaba / foto: divulgação

A PATINAÇÃO HOJE

Escrevi em maio um texto (que você pode conferir aqui) sobre o atual cenário do patins sorocabano e sobre o Felipe Trujillo Fogaça, que é um dos principais atletas e incentivadores do esporte em Sorocaba.

Naquele momento, eu confesso que não enxergava uma mudança no cenário da patinação sorocabana tão cedo, porém, o Felipe Fogaça pensava diferente e, quando percebeu que poderia criar uma corrida de patins e usar a estrutura da 1ª Maratona Sorocaba Hospital Evangélico, ele não pensou duas vezes. Assim, com consentimento dos organizadores do evento, estava “criada” uma corrida de patins nas distancias de 10 e 21 km, para homens e mulheres.

Assim, sem muita divulgação, no último dia 19/11, os quase 40 patinadores largaram 15 minutos antes do início da maratona para entrar para a história.

corrida-patins---agenda-sorocaba-blog---foto-divulgacao

Corrida de patins realizada durante a 1ª Maratona Sorocaba / foto: divulgação

CORRIDAS FUTURAS

Por conta do sucesso (até que inesperado) que a corrida teve, a comunidade dos atletas de patins de Sorocaba viu que o interesse de outras pessoas aumentaram para o esporte, e assim, para este final de 2017, uma parceria foi feita com a AASP (Associação Atlética Santi Pegoretti) para que antes das corridas de rua, haja a corrida de patins, agora, de maneira oficial.

A primeira delas acontecerá já no dia 09 de dezembro (sábado) às 19h00, antes da Corrida Natal sem Fome Farma Ponte, que terá um percurso de 5,5 km.

O melhor é que, com a parceria, a corrida de patins conseguiu uma maior organização se comparada com a anterior e passará a receber de forma oficial o kit da prova, sem contar que cada atleta terá seu próprio chip para cronometragem do tempo.

A inscrição para a corrida de patins poderá ser feita neste link e o pagamento por hora será diretamente com o Felipe Fogaça, mas, em breve a AASP disse que conseguirá fazer pelo sistema deles também.

E já anotem na agenda: a outra corrida de patins confirmada para este ano antecederá à Corrida Harley Davidson, no dia 17 de dezembro (domingo) às 7h30 e terá um percurso de 11 km.