menu search

Ciclismo e Sorocaba, uma relação mais que centenária

Publicado em às

Por Felipe Carvajal

Muitos historiadores dizem que a bicicleta, ou pelo menos os protótipos dela, foram inventados há milhares de anos, com o propósito de um novo meio de transporte.

Trazido da Europa no final do Século XIX para o Brasil, logo esse meio de transporte foi ganhando popularidade. As primeiras cidades a receberem bicicletas foram São Paulo e Curitiba.

Pela proximidade de Sorocaba à São Paulo, não demorou até que as primeiras bicicletas começassem a aparecer por aqui, e logo que elas surgiram, a “transformação” do meio de transporte em esporte foi natural, tanto que, em 1898, o semanário da época (15 de Novembro), noticiou a reunião de ciclistas com o intuito de fundar o Clube Ciclista Sorocabano (este, que viria a ser o primeiro clube de caráter esportivo a ser fundado em Sorocaba).

A princípio, as corridas de bicicleta organizadas em Sorocaba aconteciam pelas ruas da cidade, mas, em 1899, após a doação de uma chácara por um cidadão, surgiu o Velódromo Sorocaba, o primeiro do interior de São Paulo e um marco para o esporte sorocabano.

Porém, naquele tempo, a manutenção do espaço e a gestão esportiva eram difíceis de se fazer, e, entre extinções, problemas, novas fundações e mudanças, o Velódromo Sorocaba deixou de existir por volta de 1913.

clube-sorocabano-cicicross-agenda-sorocaba-blog-foto-divulgacao

Clube Sorocabano de Bicicross / foto: divulgação

Mas, mesmo sem um local específico para a pratica do ciclismo, Sorocaba continuou recebendo competições, principalmente nas décadas de 30 e 40, e a paixão pela bicicleta nunca deixou de existir, tanto que, anos depois, lá entre 2005 e 2013, empresas da cidade apoiaram e mantiveram ativo a Equipe de Ciclismo Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba em alto nível e com relevância nacional.

Apesar de poucas pessoas conhecerem a história do ciclismo em Sorocaba, este legado foi enraizado na cidade, e a paixão pelo esporte ficou no sorocabano, e, nos dias de hoje, por mais que não ocorram competições de ciclismo em nossa cidade, nós temos a pista do Centro Esportivo André Matiello e o Clube Sorocabano de Bicicross que fortificam essa paixão do Sorocabano pela bicicleta.

Se prepare para o 4º Pedala 24 horas

pedala-24h-foto-divulgacao-agenda-sorocaba-blog

Pedala 24 horas / foto: Reprodução/Facebook

E aproveitando: se você é um desses, amante do ciclismo, fique atento que está acabando o período de inscrição do 4º Pedala 24 horas, evento organizado pela Urbes, que não visa a competição, mas, sim, o fortalecimento das equipes de ciclistas constituídos na cidade, bem como incentivar mais pessoas a pedalar pela malha cicloviária de Sorocaba, que por sinal, já consta com 126 km de extensão.

O evento acontecerá entre os dias 03 e 04 de dezembro, e as inscrições podem ser feitas somente até esta quarta-feira (30/11) por aqui, no site da Urbes.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments