menu search

Braves e o Flag Football em Sorocaba

Publicado em às

Por Felipe Carvajal

O futebol americano surgiu nos Estados Unidos após diversas mudanças na regra do rugby, e assim teve seu primeiro jogo profissional realizado no ano 1892.

Porém, somente quase 100 anos depois que começou a história do esporte no Brasil, mais precisamente em 1986 ao começar a ser jogado esporadicamente nas praias do Rio de Janeiro.

E foi exatamente nessas praias que surgiu o primeiro campeonato de futebol americano da história do Brasil, o Carioca Bowl, em 2000.

A versão mais famosa do esporte, jogado na grama com os “full pad” (equipamentos de proteção, como o capacete), começou a ser realizada em 2006 através da Liga Catarinense, enquanto os campeonatos nacionais começaram em 2009.

BRAVES E O FLAG FOOTBALL

No começo do ano comentei aqui sobre os times sorocabanos de futebol americano, dentre eles o Sorocaba Braves.

Os Braves atuam hoje primordialmente na modalidade Flag Football, que é uma modalidade onde a principal diferença com o futebol americano tradicional (full pad) é que, em vez de derrubar o jogador para parar a jogada, o defensor deve retirar uma fita (flag) para atingir o mesmo objetivo.

O Flag Football foi desenvolvido para minimizar lesões que a versão tradicional poderia trazer, bem como baratear a prática do esporte e principalmente para servir como uma porta de entrada para os jovens no esporte.

Até por este trabalho que o Braves vem desenvolvendo com os jovens que, em Junho deste ano, eles foram reconhecidos pela North Shore Flag Football (liga de Flag Football do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos), e assim firmaram uma parceria internacional para futuros intercâmbios e campeonatos.

FLAG CUP SIXTEEN

sorocaba braves agenda sorocaba blog foto divulgacao3

Infelizmente o futebol americano não é muito difundido no Brasil quando falamos na prática para as crianças e jovens, logo, o Flag Football não tem muita atenção dos organizadores de campeonatos.

Sabendo disso, o Sorocaba Braves se uniu com outros 04 times para montar o Flag Cup Sixteen, um campeonato onde 5 times da Região Sudeste disputam a modalidade Flag Football com garotos de até 16 anos.

O campeonato está na sua 4ª semana de jogos, e, esta rodada acontecerá aqui em Sorocaba, no dia 17 de setembro, no Centro Esportivo Jardim Simus (Rua Dr. Américo Figueiredo, 1186).

Os jogos começaram às 10h da manhã com a disputa entre o Jundiaí Flag Football e o Sorocaba Braves e por volta das 11h30 é a vez do Sorocaba Braves enfrentar o Londrina Titans.

A tarde, a partir das 14h30, acontecerá o jogo entre os times visitantes: Londrina Titans contra o Jundiaí Flag Football.

sorocaba braves agenda sorocaba blog foto divulgacao2

Acompanhem mais sobre o torneio aqui na página do Facebook deles.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments