menu search

Trupé de Teatro abre inscrições para quatro Núcleos de Pesquisa

Publicado em às

Como uma das contrapartidas do projeto “Trupé em Território de Pesquisa” (aprovado pelo PROAC 2016), a Trupé de Teatro abre inscrições para quatro núcleos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento teatral.

Com o desejo de um aprofundamento em questões, que para nós, são pulsantes e latentes em um processo criativo, estes núcleos possibilitarão o compartilhamento de experiências e a potencialização de nossa pesquisa com a comunidade que nos cerca e o intercâmbio entre artistas e seus pensamentos.

Coordenados por integrantes do grupo e orientados por artistas convidados, os núcleos terão duração de 6 meses (de março/17 a setembro/17) e acontecerão encontros semanais (com duração de 3 horas cada encontro) na sede da Trupé de Teatro, na Rua Dr. Nogueira Martins, 457, Centro, Sorocaba e serão oferecidas 20 (vinte) vagas por Núcleo de Pesquisa.

Inscrições gratuitas

As inscrições ficarão abertas até as 23h59 do dia 10/03/2017 e poderão ser feitas mediante preenchimento da ficha de inscrição on-line que está disponível no link: bit.ly/nucleos-trupe-teatro. Além dos dados pessoais, o interessado deverá preencher campos com currículo resumido e carta de interesse.

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vaga disponibilizado para cada Núcleo, os currículos e cartas de interesse serão analisados como critério de seleção.

O interessado poderá se inscrever em até dois Núcleos de Pesquisa preenchendo apenas uma ficha. Para isso deverá selecionar os Núcleos que queira participar na ficha de inscrição.

Os interessados deverão ter idade superior a 16 anos.

Resultados

A lista dos selecionados será divulgada no site da Trupé de Teatro no dia 13/03/2017. Os selecionados também receberão um e-mail comunicando sua seleção.

Início

No dia 17/3, haverá o encontro com todos os participantes de todos os Núcleos bem como seus coordenadores das 19h às 22h na sede da Trupé de Teatro. O intuito deste encontro é apresentar a pesquisa de cada Núcleo, seus coordenadores, a pesquisa e o novo projeto do grupo e promover o intercâmbio entre os participantes

Sobre os Núcleos

Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia

Com coordenação de Débora Brenga em parceria com Ketlyn Azevedo, este Núcleo, em seu segundo ano consecutivo, manterá o caminho da teoria aliada à prática, como pressuposto básico ao processo de criação dos projetos dramatúrgicos de seus participantes, os quais, surgirão no decorrer dos encontros, com a tônica do compartilhamento de ações, ideias e apontamentos. A orientação é de Adélia Nicolete, Mestre e doutora em Artes pela ECA-USP.

Segundas, das 19h às 22h | Início dia 20/3

linha

Núcleo de Pesquisa Cênica em Espaços Vivos

Coordenado por Carlos Doles e Laura Guedes, o núcleo irá pesquisar de forma prático-teórica o trabalho do ator em relação à experimentação e criação cênica em Espaços Vivos e pretende investigar os procedimentos, métodos e modelos de ação para o treinamento dos atores em relação à criação cênica nestes espaços e como isso reverbera em seus trabalhos e na possibilidade comunicacional com o público. Aprofundará a discussão sócio-política na relação arte X espaço público e trabalho criativo X espaço vivo. Este núcleo receberá a orientação de Ronaldo Serruya, ator e pesquisador do grupo XIX de Teatro.

Terças, das 19h às 22h | Início dia 21/3

linha

Núcleo de Pesquisa em Cartografias de um Corpo-Casa

Coordenado por Carmem Machado, o núcleo tem como propósito o trabalho com a pedagogia do corpo vivido e a corporeidade como território e como movimento descolonizador partindo da ideia de corpo-casa. Pensar um corpo como lugar de experiências vividas, como história, como corpo que somos. O desafio é descobrir quais são os movimentos-pensamentos que reverberam no corpo e no espaço após as leituras das crônicas de Milton Hatoum. Receberá a orientação de Verônica Veloso, mestre e doutoranda em Artes Cênicas pela ECA-USP.

Quartas, das 19h às 22h | Início dia 22/3

linha

Núcleo de Pesquisa em Improvisação e Criação Cênica

Coordenado por Daniele Silva e Victor Motta, o núcleo pretende explorar nos âmbitos práticos e teóricos o trabalho de improvisação do ator, sua relação com a criação cênica e pesquisa de sonoplastia a partir da prática e do pensamento colaborativo de criação teatral. Receberá orientação do Marcelo Lazzaratto, professor doutor da Unicamp.

Quintas, das 19h às 22h | Início dia 23/3

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments