search
highlight_off
Publicado em às

Sesc promove encontros sobre cidadania em construção

De julho a setembro, o Sesc Sorocaba apresenta o projeto “Civilização e Barbárie: A Cidade” – uma série de encontros para discutir direitos civis e sociais, mobilidade urbana, desigualdade, participação social, eleições municipais, entre outros temas, com a participação de pesquisadoras(es), filósofas(os), militantes e profissionais especializada(os) nas áreas abordadas. Um projeto que privilegia a reflexão e a discute sobre o qual modelo de cidade nós queremos viver.

A primeira palestra acontece dia 6 de julho, quarta, às 19h, no teatro do Sesc, e apresenta olhares críticos sobre “Cidadania em Construção”, com a participação de Leandro Karnal, historiador, professor e doutor na Unicamp, e Paulo Celso, doutor em geografia pela USP.  A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos com 1h de antecedência na central de atendimento do Sesc. Informações: sescsp.org.br/sorocaba.

Já no dia 28 de julho, quinta, às 19h, Sabrina Duran, jornalista e criadora do projeto de jornalismo investigativo Arquitetura da Gentrificação, e Laura Sobral, arquiteta urbanista e participante do movimento Ocupa Batata, discutem a respeito da Cidade como meio de convívio. Atualmente, mais de 85% da população brasileira vive em cidades, no entanto, o espaço urbano ainda é pouco receptivo ao corpo e à escala humana. Neste encontro, serão apresentadas iniciativas e o pensamento que procuram humanizar nossas cidades.

A polarização intensa prejudica os debates, sobretudo na política. Para que haja diálogo precisamos ouvir quem pensa diferente de nós. Quando estamos agarrados às nossas certezas, apegados às nossas verdades, não ouvimos plenamente, estamos sempre na defensiva. “Bárbaros são os outros”, pensamos. Se não há empatia, não há diálogo.

Nossa democracia é muito recente, nossa constituição tem menos de 30 anos. Assim sendo, o Sesc Sorocaba considera importante fomentar espaços de diálogo sadio, de aceitação do diferente, de criar e agir no coletivo e, portanto, de maneira política, cultivando um espírito cidadão. É isso que o Civilização e Barbárie propõe. Uma sociedade que sonha junto, que se ouve. Afinal, que tipo de cidade nós queremos praticar?

Nós próximos meses o projeto também abordará discussões sobre Mobilidade Humana, Educação e Moradia e Conscientização Política.

linha

“Civilização e Barbárie”
Local: Sesc Sorocaba – Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade
Classificaçao: Livre
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na central de atendimento

Mais informações:
(15) 3332-9933 ou sescsp.org.br/sorocaba