search
highlight_off
Publicado em às

Programação da Oficina Cultural traz cursos gratuitos

Cinema, fotografia, literatura e teatro. Cultura de qualidade é a frase que traduz de maneira literal a programação do segundo trimestre da Oficina Cultural Grande Otelo, em Sorocaba.

De abril a junho de 2016, aproveite sessões de cinema dentro da Mostra “Filmes Cult de Sexta”, workshops artísticos que vão de jogos teatrais a aulas de interpretação, exposições e muito mais.

Listamos abaixo parte da programação gratuita de atrações. Fique de olho nas inscrições!

PROJETO MATRIOSKA – ALMA E SOMBRA
Coordenação: Lacônicos
4 a 13/5
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 19/4 a 3/5 (pessoalmente ou por telefone)
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas por workshop

Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba, “Matrioska – Alma e Sombra”, do grupo Lacônicos, é um projeto de realização de sete curtas-metragens, inspirados nos sete pecados capitais. Ministrado por integrantes do grupo, este ciclo de três workshops compartilha as pesquisas e o procedimento de trabalho de “Matrioska – Alma e Sombra”.

Programa:

Workshop de Dramaturgia
Coordenação: Débora Brenga
4 e 11/5 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30

Workshop de Interpretação
Coordenação: Guilherme Miralha
5 e 12/5 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30

Workshop de Técnica Audiovisual
Coordenação: Adriano Sobral
6 e 13/5 – sextas-feiras – 18h30 às 21h30

Lacônicos, grupo de pesquisa em cinema, teatro e literatura, iniciou seu processo de trabalho em 2014, com a websérie “Cotidiano Enfeitado”. Site: laconicos.com

linha

SARAU CINEMATOGRÁFICO
Coordenação: Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e Vídeo
6/5 e 3/6 – sextas-feiras – 19h
Classificação: livre
20 vagas

Exibição de curtas-metragens produzidos na região, com a presença dos diretores e produtores. O público terá a oportunidade de conhecer aspectos sobre conceito artístico, processo de produção e detalhes técnicos dos filmes.

A Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e Vídeo é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é fomentar as artes audiovisuais em Sorocaba por meio de ações de formação e difusão.

linha

ATELIÊ OLHO VIVO NÚCLEO DE FOTOGRAFIA
Coordenação: Olho Vivo Núcleo de Fotografia
29/4 a 24/6 – sextas-feiras – 19h às 21h
Público: interessados em fotografia a partir de 17 anos
Atividade aberta
10 lugares

Encontros semanais com os integrantes do Olho Vivo para estudo, análise de fotos e saídas fotográficas. Núcleo formado por participantes de oficina de linguagem fotográfica realizada pela OC Grande Otelo em 2007, o Olho Vivo é um grupo de estudos e práticas referentes à análise e produção de imagens, que realiza exposições periódicas.

linha

TEATRO FÍSICO
Coordenação: Douglas Emilio
17 a 31/5 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: estudantes de teatro, dança e performance a partir de 14 anos
Inscrições: 19/4 a 7/5 (pessoalmente)
Seleção: carta de interesse
15 vagas

Baseado nas técnicas de reeducação do movimento de Ivaldo Bertazzo e das dinâmicas de Rudolf Laban, o treinamento parte da consciência corporal para criar uma composição em teatro-físico.

Douglas Emilio, bailarino, ator e arte-educador, é graduado em Teatro/Arte-Educação pela Uniso e formado no Método de Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo. Realizou intercâmbio na Europa com as escolas Trinity Laban Centre, na Inglaterra, e Tanztheater Wuppertal – Pina Bausch, na Alemanha. Dentre seus trabalhos mais recentes, destaca-se a proposta coletiva “Auê – Atendimento [fake] eXotérico”, orientada por Thelma Bonavita no projeto Lote#2.

linha

UM GRITO PARADO NO AR: UMA (RE)LEITURA DRAMÁTICA DA OBRA DE GUARNIERI
Coordenação: Carlos Doles
2 a 16/6 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: atores amadores, estudantes de teatro, diretores e performers a partir de 14 anos
Inscrições: 19/4 a 31/5 (pessoalmente ou por telefone)
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas

Leitura dramática de obras do ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, “Um Grito Parado no Ar” propõe, a partir de jogos teatrais, a experimentação do pensamento da cena contemporânea.

Ator, diretor, dramaturgo e arte-educador, Carlos Doles é graduado em Teatro/Arte-Educação pela Universidade de Sorocaba. É ator e diretor da Trupé de Teatro e diretor dos núcleos Descobrir Teatro e Teatroterapia. Site: trupedeteatro.com.br

linha

COLECION@NDO JOGOS-TAREFAS
Coordenação: Os Colecion@dores
10/6 – sexta-feira – 18h às 22h
Público: interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 19/4 a 7/6 (pessoalmente)
Seleção: carta de interesse
15 vagas

O núcleo Os Colecion@dores apresenta seus procedimentos de criação teatral e compartilha a metodologia de jogos-tarefas, realizando dinâmicas com base em “coleções simbólicas” que serão solicitadas previamente aos participantes.

Os Colecion@dores é um núcleo de artistas que busca, a partir de coleções – histórias de família, memórias, fotos, cartas –, modos de criação efetivamente colaborativos, no qual os atores são os criadores da cena, em procedimentos que pensam conjuntamente a dramaturgia a atuação e a encenação. Essa pesquisa determinou o primeiro espetáculo-coleção do núcleo, “#MAE”, contemplado pelo ProAC Primeiras Obras Teatrais de 2015.

linha

>> Veja mais destaques da programação gratuita da Oficina Cultural Grande Otelo no portal Agenda Sorocaba