search
highlight_off
Publicado em às

MACS recebe a palestra “Iluminação e Cura na Grécia Antiga”

Apresentado pelo ator Rodrigo Lopez, o curso “Oráculos e Santuários: iluminação e cura na Grécia Antiga” traz uma reflexão sobre o homem grego e suas práticas sagradas milenares.

Sabe-se que a Grécia Antiga é considerada o berço da cultura ocidental. Isto porque a estrutura do pensamento grego pode ser encontrada na formação de muitas sociedades do mundo contemporâneo.

Rodrigo propõe dois encontros para debater sobre essa questão. O primeiro é voltado para a introdução ao pensamento. A ideia é falar sobre mitos e compreender como os antigos gregos encaravam a vida e a filosofia. O ator sugere conhecer e reconhecer na nossa sociedade os aspectos incorporados da cultura grega.

Já o segundo encontro traz uma discussão singular sobre práticas sagradas. A conversa gira em torno de dois temas principais: cura e iluminação. Rodrigo aborda as práticas medicinais utilizadas nos centros holísticos da Grécia Antiga.

Esses santuários acreditavam em peças de teatro, poesia, música e atividades físicas para a cura de doenças.
Os oráculos, por sua vez, ofereciam iluminação para a vida da pessoas. Isto significa que viabilizavam encaminhamento para seus visitantes. Acreditava-se, inclusive, que tinham o poder de mudar o rumo da História. Generais, faraós, reis e autoridades do mundo inteiro procuravam esses centros para se aconselharem.

O curso pretende fazer uma ponte e criar um espelhamento entre o pensamento dos gregos antigos e a nossa sociedade atual.

O interesse de Rodrigo no tema surgiu durante a faculdade, na década de 90, quando ele teve aulas de arte dramática. Elas tinham como eixo principal o nascimento do teatro, que aconteceu na Grécia. O ator se encantou com o assunto e decidiu aprofundar seus estudos. Depois de alguns livros e viagens a lazer, ele decidiu fazer um trabalho de campo. No ano passado, percorreu o território grego atrás desses santuário registrando cada detalhe em notas e fotos.

O ator percebeu que a informação existente sobre essas práticas sagradas é encontrada de forma muito superficial na internet. Fora dela, é discutida apenas em meios acadêmicos.

Rodrigo decidiu que queria falar sobre esse assunto de forma leve e acessível. Para isso, ele propõe uma conversa informal com toques de humor e crítica. Com um recorte próprio, proveniente da sua percepção, traz reflexões sobre uma sabedoria milenar.

linha

“Oráculos e Santuários: iluminação e cura na Grécia Antiga”
Com Rodrigo Lopez
Ator formado pela Escola de Arte Dramática EAD, ECA/USP (1991-1995), com especialização na cadeira de Teatro Grego. Trabalha como ator profissional há 20 anos em teatro e novelas da Rede Globo, mais recentemente na novela “Alto Astral”.

Dias 29 e 30 de março de 2017 / das 19h às 21h30
No MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba
Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280 – Centro / Sorocaba-SP
Inscrições no link: bit.ly/OráculosESantuários