menu search

Lenine e o encerramento da programação especial #Sorocaba361anos

Publicado em às

 

Aproveitando a programação de aniversário que a prefeitura de Sorocaba organizou para celebrar os 361 anos da cidade, nossa equipe foi convidada para um bate-papo com a grande atração que fechou essas festividades. Nada mais nada menos que o músico e gente boa Lenine. Devo confessar que foi um choque e fiquei boa parte dos meus últimos dias tentando bolar uma conversa interessante e produtiva para os nossos amigos que estão envolvidos na cena musical caipira, mas tudo aconteceu de improviso e o resultado foi melhor do que eu imaginava. Segurando o gravador com as duas mãos para não demonstrar nervosismo, tentei abraçar os diálogos que mais nos interessam nesse momento.

O começo de toda essa conversa se teve no assunto coletividade. No qual Lenine corrigiu-me quando usei o termo “movimento” para explicar essa situação. “Êxito em falar a palavra movimento. Ao longo da história movimento sempre significou um grupo de pessoas que descobriu a pólvora e achou tudo uma merda… Eu acho que existe uma movimentação. Essa palavra cabe melhor. Porque não cabe a uma unidade estética, mas só o desejo de realizar. Acho isso genial, cara”.

Caio Saviolo em bate-papo com o pernambucano Lenine

Caio Saviolo em bate-papo com o pernambucano Lenine / foto por Bruno Kalach

 

Continuando o papo, expliquei um pouco sobre alguns eventos que andam acontecendo na cidade e também sobre artistas autorais que estão cada vez mais autônomos. Nessa hora, Lenine alertou sobre a Internet, que é um grande aliado para isso tudo acontecer, mas que se deve usar com muita cautela. “É tanta informação, que você não chega nela. Mas esse universo é tão novo que cada um vai descobrir uma maneira de usar isso em seu beneficio”, completou. Nesse meio digital existem muitas coisas encobertas e pessoas sendo direcionadas. Talvez a forma de distribuição de informação ainda seja designada, mas a democratização da produção de conteúdo é certeira se você tiver as ferramentas corretas.

E como você alcança essas ferramentas, sendo que muitas vezes tudo isso tem um valor muito alto? Aí voltamos ao assunto de coletividade. Lenine fez questão de contar nesse momento que a música que abre o seu último disco, “Carbono”, na faixa “Castanho”, fala exatamente de ser humilde o suficiente para reconhecer os esforços que a pessoa que trabalha ao seu lado te ajudou para chegar onde você está. No show isso foi bem legal também, tanto que ele abriu e fechou o concerto com a canção.

 

Um público estimado pela Prefeitura em 9 mil pessoas assistiram à apresentação no palco montado no Paço Municipal / Foto por Bruno Kalach

Um público estimado pela Prefeitura em 9 mil pessoas assistiu à apresentação no palco montado no Paço Municipal / Foto por Bruno Kalach

 

Para finalizar, pedi para que ele deixasse um recado para todos que estão empenhados nessa missão de disseminar cultura de alguma forma na cidade. A mensagem foi o seguinte: “O caminho vai ser sempre difícil. Cada vez você terá mais acessibilidade e todo mundo pode produzir. Mas isso também pode ser uma possibilidade próxima e real de num futuro próximo você gerar e gerir tudo que faz. Na hora de realizar qualquer negócio, não terá aviões para dizer aquilo e aquilo. Foi você que fez! Uma volta ao mascate talvez. Quem for artesão, vai ter o seu lugar, seja no universo físico ou no universo digital… Caso isso for interessante para alguém, vão querer essa autoralidade como forma de desejo”, finalizou.

Dessa maneira só tenho que agradecer pela oportunidade que tenho de compartilhar certas vivências que ando passando nessa cidade maravilhosa que é Sorocaba. Espero de verdade que aconteçam mais novas experiências e que tudo isso seja uma grande etapa deste processo criativo que tenho a honra de estar acompanhando. Ah, e vale lembra que o show do Lenine foi mesmo digno da pessoa que ele é. Incrível!

Foto por André Pinto

Foto por André Pinto

 

Registros do público

Muitos seguidores das nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) enviaram fotos do show com a tag #AgendaSorocaba. Confira alguns dos registros:

Foto por Juliana Couto (@jucouto_)

Foto por Juliana Couto (@jucouto_)

Foto por Quéren Garcia (@_queren_garcia_)

Foto por Quéren Garcia (@_queren_garcia_)

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments