search
highlight_off
Publicado em às

Projeto INCUB + O Menino e o Mundo no Sesc Sorocaba

Olá, jovens!

Rola amanhã, no SESC Sorocaba, o encerramento do Projeto INCUB. E eu troquei uma ideia com o Gil Caserta, responsável pela Incubadora de Curtas de Animação sobre todo esse tempo à frente da galera que estava afim de produzir animações. De quebra, ele ainda fez uma análise do filme “O Menino e o Mundo”, que também será exibido amanhã no SESC, junto de uma troca de ideias com o diretor, Alê Abreu. Saca só:

Blog Agenda: Gil, me fala mais sobre o INCUB, e esse evento de encerramento.

Gil Caserta: “É importante informar que o projeto não era de um curso – a proposta foi de uma série de encontros com profissionais de diversas áreas da animação com a principal finalidade de motivar, estimular, a possível produção de curtas metragens animados em nossa região. Iniciou-se em 15 de janeiro deste ano, com encontros semanais todas as quartas-feiras das 19h às 21:30h. É uma iniciativa do Sesc Sorocaba, que ainda não sabemos se terá continuidade.”

“Na quarta-feira, durante o encerramento, exibiremos alguns curtas em produção pelos participantes dos encontros, em seguida o longa metragem animado O Menino e o Mundo, seguido de bate-papo com o seu diretor Alê Abreu. Em abril ele foi um dos convidados para falar sobre seu processo de criação, e depois disso seu filme foi premiado em inúmeros festivais (Annecy é o maior deles, onde levou prêmio de juri e publico), sendo agora um dos filmes brasileiros cotados para concorrer ao Oscar.
O Brasil vive uma boa fase no mercado de animação para séries, com muito investimento governamental em editais de incentivo e linhas de financiamento. A intenção dos encontros foi despertar o interesse para que os participantes aprofundem seus conhecimentos. Agora vou propor para o Sesc Sorocaba a continuidade do projeto, visando justamente esse aprofundamento técnico.”

BA: E qual é o legado que o INCUB deixa, para a produção regional?

Gil: “Não tenho conhecimento de produções de animação por aqui; a esperança era que o INCUB aglutinasse alguns ilustradores, artistas, produtores, redatores, etc, que poderiam aprofundar seus conhecimentos e iniciar tímidas tentativas na área. Provavelmente teremos 4 curtas que ainda serão finalizados, frutos dos encontros e, com certeza, um pequeno núcleo já se formou.”

BA: Sobre “O Menino e o Mundo”. O que você achou do filme?

Gil: “O Menino e o Mundo: é uma obra de arte, mais do que um filme; por isso, não o vejo tão digerível no seu formato de longa metragem, com momentos que podem desmotivar alguns públicos (pelo design, muita criança é levada pelos pais e o tema nem sempre “segura” esse público). O feito do Alê é notável, não apenas pelo resultado, como pela dificuldade em se produzir um longa metragem; são anos, com uma equipe que nem sempre se mantém, onde o produto final foi se moldando quase que organicamente a medida que o montava.

Não apenas por ele, mas por várias outras produções, podemos afirmar que vivemos uma boa fase, ainda em ascensão, com inúmeros incentivos e linhas de crédito governamentais para produção e outras surgindo para resolver a outra ponta, da distribuição.
Sem ufanismo, acredito que podemos tentar criar um polo local de prestação de serviços para atender a demanda dessas produções e, talvez, alçar um vôo maior criando conteúdo.”

barra - post burguers

Anota na agenda. Dia 30/07 (quarta-feira), 19 horas, no Sesc Sorocaba. De graça.
Só precisa retirar ingressos com 1 hora de antecedência. Detalhes aqui: Agenda Sorocaba

Nos vemos lá, e até a próxima!

 

>> Um agradecimento a todos os convidados do INCUB:
Felipe Haurelhuk
Itsuo Nakashima
Joaquim 3 Rios
Céu D’ellia
Laurent Cardon
Midori Sato
Célia Catunda
Dario Sena
Mário Galindo
Solange Uhieda
Dimas Dion
Alê Abreu
Lia Nunes
Fábio Yamaji
Teisson Froes
Fred Mathias, Da Moltoons
Marcelo Morgan
Haroldo Guimarães
Eliseu Lopes Filho
José Márcio Nicolosi